terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Algum Alento: O Clima Ganhando Voz

Foto da Marcha contra o Aqueci-
mento Global, promovida pela SOS
Clima Terra, Fortaleza, 06/12/2012
Nosso blog está se aproximando das 5000 visitas com menos de três semanas de criação. Ainda é algo muito pequeno, mas acredito que através das redes sociais e da divulgação de material nosso em outros sites, temos conseguido abrir debates importantes junto a esse pequeno público. É importante que multipliquemos as vozes conscientes da gravidade da crise climática e da urgência em mobilizar a sociedade e pressionar formuladores de política e tomadores de decisão em todas as esferas.

Foto da Marcha contra o Aqueci-
mento Global, promovida pela SOS
Clima Terra, Fortaleza, 06/12/2012
Na semana que passou, tive a oportunidade de participar de algumas atividades à luta pela estabilidade e justiça climáticas. No dia 05, foi publicado pequeno artigo que escrevi para o jornal Diário do Nordeste, reproduzido aqui, em meu blog. No dia seguinte, tive a oportunidade de participar da atividade promovida pela SOS Clima Terra, que conseguiu concentrar estudantes em frente à Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, seguida de uma marcha. Enquanto a direção do evento formalizava a entrega de um documento à presidência da AL, aproveitei a oportunidade para literalmente puxar um Deputado pelo braço, e exprimir, enquanto especialista, a posição de que é preciso que aquela questão seja tratada com urgência. A idéia que ele apresentou, de uma Audiência Pública, é boa, mas coloquei que é preciso ir além. No mesmo dia, viajei para Campina Grande e ministrei uma palestra no Instituto Nacional do Semi-Árido no dia seguinte (07/12).


Até o final desta semana, ocorrerão outras duas atividades, para as quais gostaria de convidar os que acompanham o blog e que morem (ou estejam, nessas datas), na minha cidade, Fortaleza.

No dia 13/12, às 18:30 no Auditório da PROGRAD, no Campus do Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (Av. Paranjana, 1700), será transmitido o filme "6 Graus", um documentário extremamente atual, completamente afinado com a ciência do clima e que pode ser assistido aqui (legendas em Português podem ser ativadas, no primeiro botão entre os localizados abaixo do vídeo). 


No dia 15/12, a partir das 9:00, será realizado o 1° Seminário Ecossocialista do PSOL-CE, na sua sede (Av. do Imperador, 1397, no Centro). Farei a palestra de abertura, sobre Mudanças Climáticas. Os convites virtuais para estas duas atividades estão incluídos abaixo:




Tais iniciativas são muito modestas, reconheço. Mas à medida em que mais pessoas saibam o que eu sei, espero que elas se multipliquem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Negacionismo: O Falso Galileo - Parte II: "Democracia" e Chantagem

Galileo Galilei (1564-1642) sofreu a fúria da Inquisição por sustentar um ponto de vista baseado em evidências contra os que queriam ...

Mais populares este mês