segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Que 2013 seja quente, em todos os sentidos!

Não estou aqui para dourar a pílula e estourar champanhe (cuja uva, no andar da carruagem, vai deixar de ser plantada na França para cruzar o Canal da Mancha e aportar na Inglaterra). 2012 foi muito difícil para a questão climática. O Ártico bateu recorde de degelo. Temperaturas extremas foram registradas em todo lugar, com o Rio de Janeiro passando dos 43 graus e os EUA tendo  o ano mais quente (e um dos mais secos) do registro histórico. Taxas de elevação do nível do mar acima de qualquer projeção se confirmaram e estudos mostraram um quadro bastante grave, incluindo um aquecimento maior  do que o que se conhecia em parte da Antártida e uma mortandade significativa de corais e pequenos moluscos, cujas vidas ficam comprometidas em função de um oceano mais ácido. O Atlântico teve uma temporada acima da média, com 19 tempestades tropicais dos quais 10 chegaram a se configurar como furacões. Um deles, Sandy, fez 253 vítimas mortais (principalmente nos EUA e no Haiti) e provocou prejuízos gigantescos na cidade-coração do capitalismo mundial.  No Pacífico, o total de tempestades ficou bastante dentro da média, mas dos 14 tufões, 5 foram considerados "super-tufões", dentre os quais Bopha, que causou nada menos que 1067 mortes confirmadas, tendo sido a segunda tempestade desse tipo mais mortal a se abater sobre as Filipinas. Não precisa dizer que as concentrações de dióxido de carbono também estiveram nas alturas.

Ainda voltarei, quando os dados finais de 2012 (principalmente temperaturas e concentração de CO2) estiverem definidas e se formos nos ater apenas ao rigor científico, 2013 não acena com boas novas. É óbvio, como as emissões apenas se aceleram, que haverá mais CO2 atmosférico em 2013 do que no ano que ora termina. O United Kingdom Met Office (UKMO) até já anunciou o que parece ser uma obviedade: que 2013 estará entre os anos mais quentes do registro histórico, até porque, diferente de 2012, o ano que chega não se iniciará com fenômeno La Niña. Mas há algo a mais no ar que moléculas com dois átomos de oxigênio e um de carbono no meio, absorvendo infravermelho... Ainda são tímidos e insipientes, mas a tomada de consciência sobre o tema se ampliou (mesmo com todas a insistência dos negadores) e mobilizações especificamente sobre a questão climática vem crescendo.

De minha parte, 2012 foi o ano em que resolvi criar este blog (já no finzinho do mês de Novembro), incitado pela inspiradora palestra de James Hansen (sério... assistam pelo link...) e literalmente incomodado pelo apelo eloquente de Jeremy Grantham na Nature às mulheres e homens da Ciência do Clima ("Sejam convincentes. Sejam valentes. Sejam presos, se necessário"). A frase de Jim Hansen, aliás, batizou o blog. Se o policial que o prendeu em frente à Casa Branca "soubesse o que ele sabe", teria coragem de algemá-lo? Como Cientista do Clima, pai, humanista, socialista, militante, como eu poderia me sentir confortável e não tentar fazer alguma coisa? Se você "souber o que eu sei" e "cair a ficha", você tem coragem de continuar omisso?

Em suma, no sentido literal, 2013 será quente e ponto final e não há nada que possamos fazer a esse respeito. Ainda que por um passe de mágica termelétricas, caminhões, automóveis e toda a indústria fóssil desaparecessem, o CO2 extra que super-aquece nosso planeta não seria instantaneamente absorvido pelo sistema natural. Mas há muito o que podemos fazer sobre os "anos novos" do futuro; aqueles em que muitos de nós celebrarão na velhice; aqueles que esperamos comemorar ao lado dos nossos seres amados, companheiras ou companheiros, familiares, filhos, netos... Está nas nossas mãos "esquentar" o debate, aquecer a situação política, conversar com as pessoas, esclarecer os aspectos científicos, tirar dúvidas, convencer da importância e urgência do problema, trazê-las para a rua, construir mobilizações que pressionem pela adoção de restrições aos combustíveis fósseis e de medidas que nos preparem para sair da teia de agressão ao ambiente e ao clima em que nos enredamos como civilização. Quero dar um abraço "caloroso" a todas e todos que têm acompanhado este blog, mas quero sobretudo ver vocês, em 2013, agindo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copo "meio cheio" não salva uma casa em chamas

Alok Sharma, presidente da COP26, teve de conter as lágrimas no anúncio do texto final da Conferência, com recuo em tópicos essenciais "...

Mais populares este mês