quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

A que preço? Carta à SBPC.


Petróleo pode até gerar recursos para Ciência
e Tecnologia, mas a que preço?
Se há algo que me incomoda profundamente é ver, no meio acadêmico, uma nada contida empolgação (bastante ingênua, na maioria das vezes) com a possibilidade de exploração do pré-sal. É mais incômodo, porém, que a principal sociedade representante dos pesquisadores de nosso País, posicione-se desta forma, ignorando o conhecimento científico atual sobre o ciclo de carbono terrestre, a influência humana sobre ele via queima de combustíveis fósseis e as consequências sobre o sistema climático. Tomei, assim, a iniciativa de me dirigir diretamente a cada uma das diretoras e cada um dos diretores da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, nos termos que seguem.



-------------------------------------------------------

Prezados Senhores e Senhoras, membros da Diretoria da SBPC

Na condição de pesquisador em clima, professor titular em minha instituição, bolsista de produtividade do CNPq (nível 2) e tendo colaborado com a elaboração do 1° Relatório de Avaliação do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, gostaria de fraternalmente apresentar um questionamento ao posicionamento de nossa Sociedade maior, no que diz respeito ao petróleo do pré-sal, sua extração e o uso dos seus recursos. Com todo o respeito devido, devo alertar, como cientista da área, como cidadão, e como pai, que não é mais admissível que, nos dias de hoje, se pense na utilização de fontes fósseis de energia passando ao largo da verdade inarredável dos profundos impactos da queima de petróleo, carvão e gás sobre o clima.

São diversas as fontes, incluindo a literatura científica revisada por pares em seu mais alto nível, que apontam os profundos riscos de se ultrapassar a barreira dos 450 ppm de CO2 atmosférico, o que corresponderia, a grosso modo, a romper o limiar crítico de 2°C, que representa um limite de colapso para diversos ecossistemas e de disparo de vários mecanismos de retroalimentação que podem tornar o aquecimento global um processo inteiramente auto-sustentado (inúmeros "feedbacks" positivos podem não só amplificar o sinal antrópico, como ganharem vida própria, incluindo os feedbacks do gelo-albedo e do vapor d'água e a liberação de gases de efeito estufa aprisionados no sistema terrestre via emissões de clatratos, derretimento do permafrost ou decaimento de florestas tropicais). 2012, com todos os extremos climáticos observados, tendo-se encerrado como o mais quente dentre os anos de La Niña (caracterizada pelo resfriamento do Pacífico equatorial, o que impacta a temperatura global média) e o décimo em geral, em todo o registro histórico, apresentou concentrações médias de CO2 de 394 ppm. Isto é perigosamente próximo do limite acima apresentado. Equivale, em condições em que tal concentração se estabilizasse, além dos 0,8°C de aquecimento observado a aproximadamente mais 0,7°C de aquecimento até o sistema climático terrestre restabelecer o balanço de energia.

Sem contar o que é emitido na cadeia produtiva, cada barril de petróleo contém cerca de 123 kg de Carbono. Caso o pré-sal brasileiro confirme as reservas efusivamente saudadas em http://www.sbpcnet.org.br/site/busca/mostra.php?id=1784, de 338 bilhões de barris, isso equivale a 41,6 Gton de Carbono. Uma parte por milhão de CO2 atmosférico equivale a 2,12 Gton de C fóssil. Portanto, essa gigantesca reserva fóssil brasileira equivale a nada menos do que 19,6 ppm de CO2 na atmosfera.

Ainda que consideremos que o sistema terrestre (biota terrestre e, principalmente, os oceanos) sequestre aproximadamente metade dessa quantidade (há indícios de que esses sistemas estão sequestrando carbono a taxas menores do que no passado, como bem demonstrado no 4° relatório do IPCC, de 2007), 10 ppm já é uma contribuição muito elevada por parte do Brasil para agravar as condições climáticas. É nesse sentido que o petróleo do pré-sal não pode ser saudado, como não podem ser as areias betuminosas de Alberta, no Canadá e em Orinoco, na Venezuela. Como não podem ser saudadas as possibilidades de exploração do petróleo do Ártico, nem do gás de xisto nos EUA; tampouco as expansões propostas de mineração de carvão na China e na Austrália. Possíveis recursos advindos dos royalties do pré-sal podem pontual e momentaneamente ser alocados em nossos sistemas educacional e de desenvolvimento de C&T, mas a que preço?

Gostaria portanto, de forma aberta e sincera, de dialogar com V. Sas., para que nossa Sociedade abra este debate e que considere uma revisão de suas posições.

Saudações fraternas,
---------------------------------
Alexandre A. Costa, Ph.D.
Professor Titular
Mestrado em Ciências Físicas Aplicadas
Universidade Estadual do Ceará

3 comentários:

  1. O professor gasta muito tempo aqui, quase todos os dias tem um post novo, e isso porque ele está em aulas. Além disso, o professor também tem uma atividade política intensa.
    Eu fico pensando, em que horário esse professor estuda? Será um caso raro de aprendizado por osmose?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que me admira não é, absolutamente, este professor se manifestar.

      O que me admira é que praticamente a totalidade dos pesquisadores brasileiros NÃO se manifestem publicamente a respeito de fato tão importante, e tão sedimentado na ciência e nas evidências acumuladas.

      Um dos resultado desta omissão é a profusão de comentários na internet que ignoram completamente os fundamentos deste problema, como o do Sr. Constantino aqui.

      Excluir
  2. Espero que a sua carta receba a devida atenção, Alexandre. A própria Academia Brasileira de Ciências já tornou pública sua posição quanto ao problema, embora apenas em documento que não alcança, de fato, o grande público.

    A mensagem da SBPC termina por ser contraditória, e é algo que precisa ser evitado. Isso é também parte do problema que quis abordar, no outro tópico, ressaltando a necessidade de "mensagens simples e claras" por parte das instituições.

    ResponderExcluir

Copo "meio cheio" não salva uma casa em chamas

Alok Sharma, presidente da COP26, teve de conter as lágrimas no anúncio do texto final da Conferência, com recuo em tópicos essenciais "...

Mais populares este mês