segunda-feira, 2 de março de 2015

Dia Meteorológico Mundial: A WMO se pronuncia sobre a crise climática

Poster do Dia Meteorológico Mundial de
2015, promovido pela WMO
A Organização Meteorológica Mundial (ou World Meteorological Organization) escolheu o tema "Conhecimento sobre o Clima para Ação pelo Clima") para o chamado "Dia Meteorológico Mundial" (23/03). A organização é uma agência especializada da Organização das Nações Unidas, conta com 191 países afiliados e atua como facilitadora da troca de dados e serviços de previsão e monitoramento. Sua ênfase, portanto, é no acompanhamento operacional do tempo e do clima, e não em mudanças climáticas. Assim, a escolha do tema adquire ainda importância ainda maior e a declaração de Michel Jarraud, Secretário-Geral da instituição mostra-se cristalina e enfática: "o custo da inação é alto e se tornará ainda mais alto se não agirmos imediata e resolutamente".

Nesse contexto, fica ainda mais injustificado que um negacionista como Molion utilize o fato de um dia ter ocupado uma posição junto à WMO há quase uma década (como membro de um de seus grupos gestores) para conferir alguma autoridade para seu proselitismo anticiência. Da mesma forma, mostra-se que as posições do atual presidente da SBMet estão abertamente deslocadas, como discutimos em artigo anterior em nosso blog.

A declaração completa e outros materiais podem ser obtidos a partir do site da WMO, e a tradução da declaração para o Português é apresentada a seguir:

Mensagem de M. Jarraud, Secretário-Geral da Organização Meteorológica Mundial

Por Ocasião do "Dia Meteorológico Mundial 2015 – Conhecimento sobre o Clima para Ação pelo Clima” 

A Organização Meteorológica Mundial, como sucessora da Organização Meteorológica Internacional, criada em 1873, tem a missão fundamental de apoiar os países do mundo em proporcionar serviços meteorológicos e hidrológicos para proteger a vida e a propriedade de desastres naturais relacionadas ao tempo, ao clima e à água, para salvaguardar o ambiente e para contribuir para o desenvolvimento sustentável. Isso não pode acontecer sem as observações, pesquisas e atividades operacionais necessárias que desenvolvem o entendimento e conhecimento do tempo e do clima.

Desde 1961, o Dia Meteorológico Mundial tem comemorado a adoção da Convenção de 23 de março de 1950 que estabeleceu a Organização Meteorológica Mundial e a contribuição essencial dos serviços meteorológicos e hidrológicos nacionais para a segurança e bem-estar da sociedade. A cada ano, as celebrações focam em um tema de interesse atual. O tema deste ano, "Conhecimento sobre o Clima para Ação pelo Clima", não poderia ser mais oportuno, quando a comunidade internacional se movimenta em torno de decisões e ações ambiciosas para abordar a mudança climática.

A mudança do clima preocupa a todos nós. Ela afeta praticamente todos os setores econômicos, da agricultura ao turismo, da infraestrutura à saúde. Ela traz impactos recursos estratégicos como água, comida, energia. Ela detém e ameaça o desenvolvimento sustentável, não apenas em países em desenvolvimento, é claro. O custo da inação é alto e se tornará ainda mais alto se não agirmos imediata e resolutamente.

A informação sobre o tempo e o clima e sobre sua variabilidade e mudança está tão inserida no nosso dia-a-dia - das previsões de tempo diárias às previsões climáticas sazonais - que às vezes é fácil esquecer a quantidade de observações, pesquisa, computação e análise que está por trás dos produtos de tempo e clima. Hoje, em média, a previsão de tempo para cinco dias é tão precisa quanto a previsão para dois dias feita há vinte e cinco anos e as previsões de clima sazonal se tornaram cada vez mais hábeis. Isto tem se tornado possível graças aos avanços em sensoreamento remoto, incluindo satélites, grandes melhorias na ciência e ampliação dramática no poder computacional. O progresso científico na Meteorologia e na Climatologia nos últimos cinquenta anos é, na verdade, um dos mais significativos dentre aqueles de todas as disciplinas científicas.

O conhecimento climático que vem sendo construído nas últimas décadas é um recurso valioso e um pré-requisito da tomada de decisão e ação relativa ao clima. Linhas múltiplas de evidência - de temperaturas crescentes ao encolhimento das geleiras, do aumento do nível do mar a eventos de tempo extremos - nos dão alta confiança de que o clima está mudando e que isto se deve amplamente às atividades humanas, em particular as emissões de gases de efeito estufa que a cada ano atingem níveis recorde.

A ciência também nos dá confiança de que nós ainda podemos mudar o curso e mitigar a mudança climática a um nível administrável. Hoje, poucas pessoas contestam as evidências da mudança no clima e as responsabilidades que temos em relação às gerações futuras. O conhecimento climático pode e deve apoiar este processo, ajudando tomadores de decisão em todos os níveis a adotarem as melhores soluções.

O conhecimento sobre o clima deve vir em uma forma que seja facilmente entendido e utilizável por aqueles que precisam. Os produtos e serviços climáticos podem assistir planejadores urbanos a desenvolver políticas e planos de ação que fortaleçam a resiliência urbana em face de desastres naturais e alimentar uma economia mais verde. Autoridades de política de saúde usam previsões de clima para atacar de maneira proativa as possíveis consequências de extremos como secas, ondas de calor e enchentes. Graças às previsões sobre as tendências de temperatura e chuva, agricultores podem tomar melhores decisões acerca do plantio, colheita e comercialização. Gerenciadores de recursos hídricos usam informação climática para otimizar o suprimento de água e a gestão de cheias.
O Quadro Global de Serviços de Clima, uma iniciativa do sistema das Nações Unidas liderado pela WMO, foi concebido precisamente com esse propósito: permitir a prestação de serviços de clima de maneira que as decisões possam ser tomadas com base na melhor informação possível. Este é um desafio fundamental tanto para os países desenvolvidos quanto para os em desenvolvimento e há um grande benefício potencial do aprendizado mútuo. Experiências e avanços no desenvolvimento e aplicação de serviços de clima podem ser compartilhados como exemplos de boas práticas, ajudando outros países a acelerar o seu caminho no sentido de adaptação climática.

Concluindo, eu conclamo os membros da WMO, todos os governos e a sociedade civil a compartilhar e a aplica o conhecimento climático, para uma forte ação pelo clima, para minimizar o risco climático e fomentar o desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copo "meio cheio" não salva uma casa em chamas

Alok Sharma, presidente da COP26, teve de conter as lágrimas no anúncio do texto final da Conferência, com recuo em tópicos essenciais "...

Mais populares este mês