
Antes dele, será divulgado o 1º Relatório do PBMC, o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, inspirado no IPCC. Tenho orgulho de, voluntariamente, ter contribuído como autor na elaboração desse documento.
As conclusões de tais documentos são muito sérias. Na figura de linguagem colocada por Rajendra Pachauri, estamos a 5 minutos de uma meia-noite climática. Estamos muito provavelmente bastante próximos de pontos perigosos de não-retorno.
![]() |
Dr. Rajendra Pachauri, "chairman" do IPCC |
O que mais me indigna em tal quadro é que essas emissões não vêm de "humanos" em geral. Historicamente estão associadas ao consumo perdulário e predatório dos mais ricos e intrinsecamente ligadas à acumulação capitalista que engendrou uma plutocracia mundial materializada no entrelaçamento da indústria de combustíveis fósseis (principal fonte energética para a roda produtivista) com o capital financeiro. Ao passo que os impactos da mudança no clima recaem sobre os mais vulneráveis, ou melhor, vulnerabilizados. Os mais pobres, os pequenos agricultores, os povos indígenas e demais comunidades tradicionais, os pequenos países insulares.

Algo precisa ser feito.
Logo.
Para a história, serão como 5 minutos, não mais do que 5 minutos.
Excelente texto!
ResponderExcluirObrigado, meu irmão e parceiro.
ResponderExcluir