sábado, 6 de dezembro de 2014

Quinze 2.0: Reservatórios cearenses continuam a secar

Imagem de satélite, destacando a Zona de Convergência
Intertropical, que, quando posicionada mais ao sul, produz
chuvas sobre o norte do Nordeste Brasileiro.
Com raras exceções (como foi o caso de 2004, em que um sistema de vórtice permaneceu praticamente estacionário sobre o estado por vários dias), a maior parte dos reservatórios do Ceará não costuma acumular quantidades significativas de água durante o período da chamada pré-estação (dezembro e janeiro). Em determinadas circunstâncias, somente em plena estação chuvosa é que a tendência ao declínio (por consumo, evaporação e outras perdas) se reverte e, em alguns casos de anos secos, mesmo no período mais chuvoso (março e abril, quando predomina a influência da Zona de Convergência Intertropical), isso sequer acontece, havendo apenas uma estabilização do volume armazenado ou uma desaceleração do ritmo de perdas.


Em virtude disso, ainda que o prognóstico para 2015 fosse de uma estação chuvosa com precipitação abundante, ainda assim seria necessário esperar alguns meses para que haja recarga dos reservatórios hídricos.

Prognóstico da Funceme para Dezembro-Janeiro-Fevereiro
Nunca se deve descartar uma excepcionalidade positiva, mas os prognósticos da pré-estação apontam no sentido contrário. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos prevê, para Dezembro-Janeiro-Fevereiro, ou seja, pré-estação chuvosa e primeiro mês da quadra chuvosa, maior chance de precipitações abaixo da média no total do trimestre, estimando probabilidades respectivamente de chuvas abaixo, em torno e acima da média de 25%, 33% e 42%. Valores próximos dessas probabilidades, também apontando maiores chances de chuvas abaixo da média, foram atribuídas pelo CPTEC/INPE e outras instituições (25%, 35%, 40%).

É nesse contexto que é particularmente preocupante o quadro atual das bacias hidrográficas do estado, mostrada na figura a seguir.

Porcentagem de reservatórios com menos de 10% da sua capacidade (vermelho),
entre 10 e 25% (amarelo), entre 25 e 50% (verde) e acima de 50% (azul), por bacia
e no estado como um todo, segundo o quadro atualizado em 05/12/2014.
Fonte: http://www.hidro.ce.gov.br/
No estado como um todo, mais da metade dos reservatórios monitorados pela COGERH (53%, ou 79 dos 149) encontra-se praticamente seca (menos de 10% do volume) e outros 24% (35 reservatórios) estão com 10 a 25% de sua capacidade. Esse quadro é quase generalizado, sendo que somente a Bacia do Salgado, na região do Cariri tem mais da metade dos açudes com mais de 25% do seu volume ocupado. Em alguns casos, a esmagadora dos reservatórios está seca ou em vias de secar, como as bacias do Curu (92%), Crateús/Ibiapaba (no gráfico, como Parnaíba, 82%) e Banabuiú (68%).

Evolução da porcentagem de volume ocupado nos 10 maiores
reservatórios do Ceará de 2010 a 2014. O açude Figueiredo
foi inaugurado somente em junho de 2013.
Praticamente todos os maiores reservatórios cearenses permanecem em declínio acentuado do volume de água. Os dois maiores, o Castanhão e o Orós, principais reservas hídricas para a região metropolitana de Fortaleza, saíram, respectivamente, em dois anos, de 72% para 27% e de 94 para 51%. Quatro dos dez maiores açudes cearenses estão praticamente secos, com menos de 10% de sua capacidade ocupada (Babanuiú, Figueiredo - que não ganhou água desde sua inauguração há um ano e meio -, Pentecoste e General Sampaio).

Há casos emblemáticos, como o do Açude Sítios Novos, que servia à termelétrica do Pecém, que encontra-se com apenas 3% de seu volume e o do Edson Queiroz, que detém apenas 22% do seu volume máximo e está sendo proposto como fonte de abastecimento para a mineração de urânio e fosfato em Santa Quitéria.

Vista noturna da UTE-Pecém, que consome 3,5 milhões de
litros de água por segundo, equivalente ao consumo de quase
600 mil pessoas.
Reafirma-se a necessidade de resolver a questão do aumento de demanda proposto com base no modelo de desenvolvimento vigente. Como se não bastasse o fornecimento de grandes quantidades de água para o agronegócio e a carcinicultura principalmente no Vale do Jaguaribe, o início de operação de grandes consumidoras de água no Complexo do Pecém demonstrará a sua insustentabilidade hídrica. Como mostramos em texto anterior, somente três empresas demandarão 3500 litros de água por segundo (ou 12,6 milhões de litros de água por hora), sendo que a primeira delas, a termelétrica, já opera. Somente essas três empresas consumirão praticamente 1/5 de toda a água do Ceará, uma verdadeira irracionalidade quando se fala do estado brasileiro que tem o maior percentual de sua área considerada como semi-árido...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copo "meio cheio" não salva uma casa em chamas

Alok Sharma, presidente da COP26, teve de conter as lágrimas no anúncio do texto final da Conferência, com recuo em tópicos essenciais "...

Mais populares este mês