sábado, 26 de outubro de 2013

Mudanças Climáticas: É Possível Negar?

Divulgamos hoje a palestra que proferi no início de Outubro/2013, na Câmara Municipal de Fortaleza.

A palestra, intitulada "Mudanças Climáticas: É Possível Negar?" já incorpora alguns dos resultados mais recentes divulgados pelo IPCC, em seu 5º Relatório. Ela se seguiu a uma apresentação feita pelo negacionista-mor brasileiro, Luís Carlos Molion, que algumas semanas antes havia desfilado toda a sua impostura intelectual...

9 comentários:

  1. O clima resultante da queima de todas as reservas fósseis, infelizmente, é hoje um cenário razoável. Não há ainda qualquer movimento realista no sentido de deixar o carbono enterrado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lamento ser obrigado a concordar. Na verdade, todos os cenários RCPs pressupõem que, em algum momento, a humanidade "toma juízo"...

      Excluir
    2. A história (recente) mostra que é necessário pelo menos "uma geração" para os problemas sociais (e ambientais) sejam percebidos e mais "uma geração" para as soluções sejam colocadas em prática. Logo, a humanidade vai "tomar" juízo daqui a duas gerações (ou uma geração e meia, sendo otimista). "Uma geração" = 25/30 anos.

      Excluir
  2. Alexandre, vc poderia me passar a referência desse estudo que calcula o aquecimento decorrente da queima de todas as reservas conhecidas de combustível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui está, xará: http://rsta.royalsocietypublishing.org/content/371/2001/20120294 =)

      Excluir
    2. Cara, estive olhando esse artigo. Não acredito que esses números sejam tão desconhecidos. Ele menciona 20 ºC (!!) de aquecimento nos continentes. Ainda que ele esteja incluindo os feedbacks de longo prazo na conta, fica claro que a única alternativa lógica é manter carbono enterrado no chão - assunto que ninguém aborda seriamente.

      Excluir
  3. Olá, professor Alexandre!
    Não gostaria de pedir demais, mas eu sou um estudante de Engenharia de Energias renováveis da UFC, e gostaria de saber se seria possível o senhor disponibilizar a apresentação de slides feita na câmara, ou um post com os gráficos mais importantes. Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Tiago,

      Desculpe-me a demora em responder. A resposta é, claro, positiva. Vejamos como faço para te passar os slides, ok? Abraços.

      Excluir
    2. Tudo bem, professor. Se possível, poderia ser pela minha própria conta do gmail, que aqui está por meio desse comentário (tiagomaia3@gmail.com). Agradeço muito!

      Excluir

Copo "meio cheio" não salva uma casa em chamas

Alok Sharma, presidente da COP26, teve de conter as lágrimas no anúncio do texto final da Conferência, com recuo em tópicos essenciais "...

Mais populares este mês