sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

2017: Dez Imagens de um Ano de Extremos

2017 provavelmente deve encerrar como o 3° mais quente do registro histórico, atrás de 2016 e 2015, anos influenciados pelo segundo mais intenso evento de El Niño já registrado e segundo a NOAA, de Janeiro a Novembro, a anomalia média de temperatura combinada sobre continentes e oceanos era de +0,96°C. Mas não nos enganemos que isso represente uma "pausa" ou uma redução do fenômeno do aquecimento global. Pelo contrário, mostra que mesmo sem a ajuda da variabilidade natural (sem El Niño), a contribuição humana segue sendo determinante para esquentar perigosamente nosso planeta. E nesse sentido, não podemos esquecer dos eventos extremos, que ceifam vidas humanas e não-humanas e colocam em sério risco os ecossistemas. Nesta publicação, vamos mostrar dez imagens de extremos que marcaram 2017. A última vai deixar você perplexo(a).

❶ Branqueamento na Grande Barreira


Coral branqueado na Grande Barreira, próximo a Port
Douglas, Austrália em 02/2017
Crédito: Brett Monroe Garner/Greenpeace

O branqueamento de corais ocorre quando o aumento da temperatura na água rompe a simbiose entre o coral e as algas (denominadas zooxantelas), que são a sua principal fonte de alimento. O fenômeno tem se repetido a cada ano na Grande Barreira de Coral, já provocando danos irreversíveis. O processo ameaça toda a cadeia alimentar local e é uma das consequências mais deletérias para os oceanos associada ao aquecimento global. Ao branqueamento se junta a acidificação que, embora não se deva propriamente a mudanças de temperatura, também está relacionada ao excesso de dióxido de carbono na atmosfera. A combinação desses processos com sobrepesca, introdução de espécies invasoras e poluição por plástico e compostos químicos diversos está colocando o equilíbrio do maior ecossistema do nosso planeta em sério risco!
.
.


Incêndios em Portugal
Imagem obtida a partir de um drone, nas proximidades de
Pedrogão Grande, Portugal, em 18/06/2017.
Crédito: Associated Press
A onda de calor em Junho em Portugal e Espanha trouxe um saldo terrível: incêndios florestais, que deixaram 62 mortos, incluindo pessoas que tentaram desesperadamente escapar das chamas em seus carros e terminaram presas. Acredita-se que 90% desses incêndios sejam provocados diretamente por ações humanas, inclusive vários deles intencionais. Mas o fato é que não fossem dois fatores cruciais a probabilidade de ocorrência de tragédias como essa seria bem menor. Um deles foi a substituição desastrada da floresta nativa por plantações de eucalipto, cuja flamabilidade é muito maior. Segundo, o aquecimento global. Afinal, de acordo com o que se conhece dos estudos de atribuição disponíveis na literatura científica (como debatemos em nosso blog), de cada 4 ondas de calor, 3 não podem ser consideradas mais um mero “fenômeno natural”.
.
.
.


❸ Inundações em Bangladesh
Desabrigados em Lalmonirhat, um dos 6 distritos mais afetados
pelas cheias este ano em Bangladesh, 07/2017.
Crédito: Zakir Chowdhury/Barcroft Pictures/Barcroft Media
O período de monções no Sul e Sudeste Asiáticos é sempre marcado por enchentes. Mas dois processos correm em paralelo para agravar o impacto delas sobre a área mais populosa do planeta: águas mais quentes no Índico, que produzem mais vapor d'água para as chuvas e a elevação do nível do mar, que afeta especialmente as áreas mais baixas. Este ano, as enchentes assolaram Nepal, Índia e Bangladesh, deixando mais de mil mortes nesses países. Mas o caso de Bangladesh é emblemático: são 154 milhões de pessoas habitando um país pouco maior do que o estado do Ceará, sendo que 100 milhões moram na zona costeira de baixa altitude. Este ano, naquele País, foram mais de 140 mortes, 700 mil casas destruídas ou danificadas e 8 milhões de pessoas afetadas pelas enchentes (as piores em 40 anos), segundo a Cruz Vermelha e o Crescente Vermelho.
.
.

❹ Deslizamentos em Serra Leoa
Valas tiveram de ser cavadas às pressas no cemitério Paloko,
(Waterloo, Serra Leoa) após a calamidade dos deslizamentos,
em 08/2017. Crédito: Afolabi Sotunde/Reuters
Os deslizamentos de terra em Serra Leoa foram dos mais mortíferos eventos extremos de 2017. Os 1040 mm de chuva em Julho de 2017 representaram nada menos do que o triplo da média histórica do mês (que já é normalmente chuvoso), deixaram o solo muito úmido e desestabilizaram as encostas. Daí, após três dias de chuvas intensas, sem tréguas, de 11 a 14 de agosto, a tragédia se estabeleceu: quase 500 mortes confirmadas e mais de 600 pessoas desaparecidas. Como discutimos em nosso blog, o evento é a face da injustiça climática. Serra Leoa tem o 178º menor PIB per capita do mundo e a menor expectativa de vida. Suas emissões são de apenas 0,2 toneladas por habitante por ano, uma pegada 12,5 vezes menor do que um “brasileiro médio” e mais de 80 vezes menor do que a média de quem mora nos EUA. E o país está entre os 30 mais vulneráveis diante das mudanças climáticas.
.
.

❺ Harvey 
Áreas do Texas receberam enchente inédita, de até 3 metros,
em virtude do Harvey, furacão que causou quase 200 bilhões
de dólares em prejuízo, recorde da história dos EUA, 08/2017.
Crédito: Mark Mulligan/Houston Chronicle via AP
O furacão Harvey foi em vários sentidos um fenômeno atípico. Produziu um alto número de mortes para os EUA: 91 (63 diretas) e os prejuízos atingiram impressionantes 198,6 bilhões de dólares, quase o dobro do furacão mais "caro" da história dos EUA até então (o Katrina e seus U$ 108 bi). Os 993 mm de chuva em Houston registrados em Agosto/2017 representaram mais do que o dobro do recorde anterior (Junho/2001). Não faz sentido atribuir eventos individuais ao aquecimento global, mas novamente trata-se de uma questão de probabilidade. As águas do Golfo do México próximo à costa texana estavam entre 1,5 e 2°C acima do clima pré-industrial, o que nos dá a matéria-prima para monstros como Harvey: 2 a 3 gramas de vapor d’água a mais para cada quilograma de ar! O que acontece quando todo esse vapor se condensa? Uma quantidade inimaginável de água surge, pronta para ser despejada!
.
.

❻ Irma
O cenário em Barbuda foi de completa devastação após a
passagem furiosa do Irma. Todos os 1800 habitantes da ilha
tiveram de ser retirados do local. 09/2017.
Crédito: BBC
O Irma foi um dos furacões mais intensos da história e espalhou a morte em nada menos que 11 países/territórios, a maior parte no Caribe. Foram 134 fatalidades: uma em Anguilla; uma em Barbados; 3 em Barbuda; 4 nas Ilhas Virgens Britânicas e 4 nas Ilhas Virgens Americanas; 10 em Cuba; 11 nas Antilhas Francesas; uma no Haiti; 3 em Porto Rico; 4 na Ilha de São Martinho; 90 nos EUA e outras duas no Caribe. Com 295 km/h, Irma foi o segundo furacão mais intenso já registrado na Bacia do Atlântico e o mais intenso fora do Golfo do México e Mar do Caribe. Foi também a tempestade que sustentou ventos tão intensos por mais tempo (37 horas, sendo o recorde anterior as 24 horas do Tufão Haiyan, em 2013) e um dos maiores em extensão e energia cinética gerada. O climatologista Michael Mann afirmou: "os furacões Irma e Harvey devem acabar com qualquer dúvida de que a mudança climática é real. Não podemos continuar fingindo."
.

❼ Maria
Família de desabrigados em Porto Rico, após a passagem do
Furacão Maria.
Crédito: desconhecido
Irma foi o mais potente. Harvey, o que produziu chuva mais concentrada. Mas nenhum furacão em 2017 foi tão mortífero quanto o Maria, num total de 547 fatalidades. Porto Rico concentrou a maioria das mortes (499) e foi deixado em destroços, privando praticamente toda sua população de água potável e energia (em tempo: hoje completamos 100 dias da tragédia e estima-se que haja centenas de milhares de pessoas ainda nessas condições!). As demais mortes incluem 31 em Dominica, 5 na República Dominicana, 4 nos Estados Unidos, 3 no Haiti, 2 em Guadalupe e 3 nas Ilhas Virgens. Os danos materiais ultrapassaram 100 bilhões de dólares, colocando o Maria em terceiro nesse quesito (atrás de Harvey e Katrina). Há denúncias de que o quadro se agravou pela lentidão da administração Trump em agir (Porto Rico é território dos EUA).
.
.

Incêndios na Califórnia
Bombeiros combatendo o Incêndio em Thomas, Califórnia,
05/12/2017
Crédito: Ryan Cullom/Ventura County Fire Department via AP
Os incêndios em 2017 na Califórnia bateram recorde de extensão. Foram mais de 9 mil focos, destruindo cerca de 5600 km² de área vegetada. Foi também este ano em que ocorreram 5 dos 20 incêndios mais destrutivos da história daquele estado. Em outubro, 8900 residências/edifícios foram destruídos e 44 pessoas morreram em virtude dos incêndios. Mesmo em dezembro, com a continuidade das condições de temperatura acima do normal e praticamente sem ocorrência de precipitação, os incêndios obrigaram a evacuação de 212 mil pessoas e mais de 1300 residências/edifícios foram queimados. Estima-se que os danos materiais já tenham ultrapassado 13 bilhões de dólares. O combate aos incêndios também resultou na morte de um bombeiro e em ferimentos em outos 12.
.
.
.


 ❾ Tornado de Fogo
"Tornado de fogo" em Portugal, em 10/2017.
Crédito: APTN/TVI
"Um tornado de fogo" ou "fire devil" é um fenômeno raro mas que pode acompanhar incêndios como os que foram verificados nas ondas de calor que se abateram sobre o sul da Europa em 2017. O mecanismo é parecido com o que acontece em tornados e trombas d'água. É necessário que um centro de baixa pressão e uma corrente ascendente mudem a circulação dos ventos, transformando vorticidade (uma medida física da rotação) horizontal em vertical. No caso de um tornado, a corrente ascendente está associada à nuvem que o gerou. No caso do "tornado de fogo", o movimento ascendente é produzido pelo calor da queima do material na superfície. Ao final do ano de 2017, os incêndios em Portugal responderam por um terço da área de florestas queimadas em todo o território da União Europeia.
.
.

Trump
Print do Twitter de Donald Trump, 28/12/2017
Não é possível falar de desastre climático sem mencionar o maior de todos: Trump. Sim, o mesmo desmiolado negacionista que disse que "o aquecimento global é uma farsa inventada pelos chineses" conseguiu soltar uma pérola do nível. Assim como o filho de Bolsonaro, no inverno do Brasil, Trump não parece ter limites para a estultice. Confunde tempo com clima, local com global e, claro, joga para a galera. Sem falar que ignora o relatório que a comunidade científica do seu próprio país preparou e cujas conclusões são para lá de enfáticas. Isso, vindo do presidente dos EUA, num ano em que o seu país e vários outros foram atingidos por extremos que tendem a se agravar com as mudanças climáticas, não é pouca coisa. Não disse que era de deixar perplexo(a)? Mas da mesma maneira que os cientistas daqui não deixaram de responder à miniatura de Bolsonaro, já há várias contraposições na medida...

Para quem quiser conferir, destaco duas respostas a seguir:
Michael Mann:  "Oi, Donald. Eu previ que você iria soltar um tweet idiota como esse sobre esse assunto, então eu tuitei antes com você em mente"
Marshall Sheperd (com direito a link com um gráfico bem ilustrativo):  "Uma resposta para as pessoas que querem usar o tempo frio para refutar a mudança climática, via Forbes".


2 comentários:

Copo "meio cheio" não salva uma casa em chamas

Alok Sharma, presidente da COP26, teve de conter as lágrimas no anúncio do texto final da Conferência, com recuo em tópicos essenciais "...

Mais populares este mês