terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Bopha, 333

A atenção dada pela mídia é bem menor do que aquela dedicada a Sandy, mas é impossível não falar aqui do super-tufão Bopha (imagem de satélite ao lado), que chegou à categoria 5  na classificação de Saffir-Simpson, o que implica que seus ventos sustentados ultrapassaram 252 km/h. No dia 4 de dezembro, Bopha chegou às Filipinas. Foi a tempestade mais forte que se tem notícia a atingir aquele país. De imediato, se registraram inúmeras mortes e centenas de desaparecimentos. Hoje, o total de mortes confirmadas ultrapassou 1000 pessoas. 


Apesar de haver ainda uma margem de incertezas grande em relação à dinâmica de ciclones tropicais (furacões, como são chamados no Atlântico e tufões, como são chamados no Pacífico) num clima mais quente, há indícios de que, com os oceanos mais aquecidos, haverá uma tendência ao aumento do poder destrutivo dessas tempestades. A figura abaixo, por exemplo, evidencia uma relação estatística forte entre a temperatura do Oceano Atlântico e o PDI (um índice que envolve frequência, duração e intensidade dos furacões). O artigo do qual ela foi retirada encontra-se disponível neste link. Como tenho discutido em outros textos (este, por exemplo), o princípio é que temperaturas mais elevadas favorecem uma maior evaporação, com a formação de nuvens de tempestades mais vigorosas.
PDI e temperatura da superfície do mar.
Fonte: Emmanuel et al. (2007)

A tragédia nas Filipinas aconteceu quando ainda ocorriam os dias finais da COP18, no Qatar mas nem a evidente comoção em função das 500 mortes já confirmadas foi capaz de fazer com que a Conferência avançasse. Não contendo as lágrimas, o líder da delegação filipina, Naderev Saño cobrou medidas para se conter o aquecimento global e as consequências cada vez mais devastadoras para os países pobres. Exigindo um posicionamento imediato, seu discurso reflete, de maneira correta, o senso de urgência que precisa tomar conta de todos nós:

"Eu apelo a todos, por favor, sem mais adiamentos, sem mais desculpas. Por favor, façamos com que Doha seja lembrada como o lugar em que nós encontramos a vontade política para mudar as coisas (...) Se não nós, quem? Se não agora, quando? Se não aqui, onde?".

Novembro de 2012 foi o 333° mês consecutivo com temperaturas acima da média global. Desde Fevereiro de 1985, são 27 anos e 9 meses e não podemos esperar mais. Se a inação, a prostração diante do poderio econômico da indústria de combustíveis fósseis, o jogo de empurra-empurra entre governos nacionais completamente alheios à ciência continuar prevalecendo ano após ano, o que esperar 27 anos e 9 meses adiante? Talvez, enfim, haja uma razão racional para temer um certo número. Agosto de 2040, o 666° mês com temperaturas globais acima da média, ocorrerá em plena "estação de furacões"...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copo "meio cheio" não salva uma casa em chamas

Alok Sharma, presidente da COP26, teve de conter as lágrimas no anúncio do texto final da Conferência, com recuo em tópicos essenciais "...

Mais populares este mês